A Prefeitura de Guaraqueçaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, já concluiu o levantamento da real necessidade do desassoreamento do rio que corta a vila de Superagui. Na última quinta-feira, o vereador Ivan França e o secretário da pasta, Arivaldo Carneiro Soares, estiveram na ilha acompanhados de uma equipe técnica composta pela diretora de Meio Ambiente, engenheira ambiental Elisdiana, pela engenheira civil da Secretaria de Planejamento, Andressa, e por representantes do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná.
O projeto foi elaborado para solucionar os recorrentes alagamentos que afetam a comunidade, principalmente em períodos de chuva intensa. O transbordamento do rio invade casas e dificulta o deslocamento dos moradores, impactando crianças a caminho da escola, além de pacientes e idosos que precisam de acesso seguro.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Arivaldo Carneiro Soares, a previsão é que as obras comecem em abril, após a conclusão do processo licitatório e a contratação da empresa responsável pelo serviço. “A obra será executada com recursos próprios do município. A previsão de conclusão é de 180 dias”, enfatiza Soares.
“O prefeito Sandro da Saúde tem demonstrado um compromisso sólido com nossa população e, através dessa ação, estamos trabalhando para levar melhorias aos moradores. Esse projeto é essencial para garantir mais segurança e mobilidade para todos em Superagui”, destacou o vereador Ivan França.
O secretário Arivaldo Carneiro Soares ressaltou a importância da ação. “Já realizamos todo o levantamento necessário e agora seguimos para a etapa da licitação. Estamos atuando com planejamento e responsabilidade ambiental para que essa intervenção resolva os problemas de alagamento e traga mais qualidade de vida para a comunidade. Nossa gestão segue firme no propósito de desenvolver Guaraqueçaba, levando infraestrutura e dignidade para todos os cantos do município. afirmou.