Neuropsicóloga aborda a importância da conscientização sobre o Autismo

Para o Dia Mundial da Conscientização do Autismo Katyussia Ludwig, ressalta a importância do diagnóstico e tratamento para uma sociedade inclusiva

A inclusão carrega consigo o poder de transformar indivíduo e sociedade. No dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e a neuropsicóloga Katyussia Ludwig, que atua há mais de 12 anos com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), aborda a importância da data.

A data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com objetivo de disseminar informações sobre o tema. A especialista ressalta a importância do debate sobre o assunto. “O dia é de conscientização, então a gente pode falar sobre os direitos, os deveres. Sobre como a sociedade pode incluir de forma assertiva as pessoas que estão dentro do espectro. Desmistificar os mitos e trabalhar com essas questões, de forma que a gente possa ter uma sociedade cada vez mais igualitária, que a gente possa promover justiça social. Então é um dia que a gente fala também sobre legislação, sobre conceitos, a gente desmistifica preconceitos”, diz Katyussia.

O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado pelo desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e integração social.

A inclusão de indivíduos com TEA precisa ser iniciada logo nos primeiros anos de vida. E quanto mais pessoas terem consciência, faz com que os diagnósticos possam ser feitos cada vez mais cedo. O diagnóstico precoce para o tratamento inicial colabora para o desenvolvimento da criança e adolescente, para que os mesmos possam ter, uma funcionalidade e adaptação maiores. Além disso, a parceria com a escola também é fundamental para o aumento do suporte.

 

“A gente tem cada vez mais um número maior de diagnósticos de pessoas com TEA, que a sociedade precisa entender que é importante conhecer. Para que as escolas, para que as famílias possam colaborar para haver mais inclusão de fato, além de terapias assertivas. Conhecer sobre o Tea é extremamente importante, visto que hoje a população mundial, um para cada 36 crianças nascidas está dentro do espectro”, ressalta a especialista.

 

Ludwig também ressalta a importância do tratamento para a qualidade de vida das pessoas. “Meu trabalho como terapeuta, como neuropsicóloga, através do processo de avaliação e posteriormente o processo de tratamento através da minha equipe multidisciplinar, é fazer com que essas crianças, esses adolescentes possam ter um nível de funcionalidade melhor, que as escolas possam entender e fazer uma adaptação mais adequada, para que a sociedade também possa entender sobre o tema”.

 

Serviço

Neuropsicóloga Katyussia Ludwig

Instagram: @neuropsi_katyussia

Artigos relacionados

Recentes