HUEM é o único hospital do Paraná a dispor da tecnologia, indicada para cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, oncológicas e do aparelho digestivo
O dia 4 de novembro entrou para a história da medicina paranaense. Nesta data, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) realizou a primeira cirurgia utilizando um equipamento inédito no estado: a Torre de Videolaparoscopia 3D Avançada. Importado da Alemanha, o equipamento é capaz de realizar procedimentos de alta complexidade de forma minimamente invasiva, podendo ser utilizado em cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, oncológicas e do aparelho digestivo, por exemplo. O HUEM é o único hospital do Paraná a dispor de tal tecnologia.
A cirurgia inicial utilizando a nova torre foi realizada em uma paciente de 32 anos de idade, submetida a uma colecistectomia – retirada da vesícula biliar. De acordo com o cirurgião geral e do aparelho digestivo do Hospital Mackenzie, Dr. Carlos Roberto Naufel Júnior, o equipamento proporciona operações mais seguras para os pacientes e com maior precisão e visão de profundidade para a equipe médica. “Com essa torre, podemos realizar cirurgias com menos agressão para o paciente, porque não tem aquele corte na parede abdominal. E como é uma cirurgia, uma câmera que permite visualizar a imagem em 3D, ela te dá um detalhe maior do procedimento que você está fazendo, das estruturas que estamos operando. Isso permite uma cirurgia mais segura, um procedimento mais refinado para o paciente”, explica o médico, que também é professor de clínica cirúrgica na Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).
A torre está à disposição para cirurgias no Hospital Mackenzie, a depender da avaliação médica. Além do HUEM, só mais um hospital na região sul do Brasil está utilizando o equipamento, no estado do Rio Grande do Sul.

