Com oito músicas de autoria própria, coletânea do médico Jonathan Souza busca acolher, amparar, consolar e trazer palavras de esperança a pacientes, familiares e profissionais envolvidos nos cuidados paliativos
É fato que a música tem um impacto profundo sobre o corpo e a mente, sendo reconhecida como um recurso terapêutico que pode trazer paz, conforto e alegria a pessoas doentes, hospitalizadas ou em tratamento. Na área dos cuidados paliativos da medicina, isso se faz ainda mais presente. Fundador e coordenador do serviço de cuidados paliativos (CP) de adultos do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), o médico Jonathan Lourenço Souza lançou recentemente o projeto musical “Vida em Canções”.
Conhecedor profundo da realidade destes pacientes, Dr. Jôte, como é chamado, disse que a obra tem como objetivo acolher, amparar, consolar e trazer palavras de esperança a pacientes, familiares e profissionais envolvidos nos cuidados paliativos. “Após quase 10 anos acompanhando pessoas em finitude da vida (bem como seus familiares e cuidadores), senti a necessidade de transformar essas vivências — feitas de histórias, despedidas, dores, sorrisos e amor — em música. Uma homenagem a todos que enfrentam a finitude com coragem e humanidade — e àqueles que têm a missão de cuidar com dignidade. Essa é a forma que encontrei de seguir cuidando, também com arte”, afirma o especialista, que também é professor da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).
A coletânea do médico tem oito músicas de autoria própria, e estão disponíveis no Youtube e nas plataformas Spotify e Deezer. Uma delas, intitulada “Sentir Saudades Dói”, será lançada ainda em outubro, mês em que se comemora o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. “Essa canção aborda o sofrimento vivenciado pela perda de uma pessoa querida e incentiva os ouvintes a enfrentar o luto e recomeçar, apesar da dor”, conta Dr. Jonathan. O serviço de CP adultos do HUEM iniciou suas atividades em janeiro de 2020, sendo hoje um dos maiores do estado do Paraná e referência nacional. Também é um importante centro acadêmico formador de médicos paliativistas e mensalmente recebe estagiários médicos de todas as partes do Brasil.
Sobre os Cuidados Paliativos
Os Cuidados Paliativos (CP) são ações realizadas por diversos profissionais da área da saúde que tem como objetivo aliviar o sofrimento e oferecer qualidade de vida às pessoas (adultos e crianças) que enfrentam doenças graves e ameaçadoras da vida, bem como ajudar seus familiares a enfrentarem este momento tão delicado. Os CP não existem apenas para quem está na fase final da vida. Eles estão indicados também para pessoas doentes que sofrem. “Quando um dia você ou alguém que você ama enfrentar uma doença grave e ameaçadora da vida, independente se curável ou não, tratável ou não, reversível ou não, peça Cuidados Paliativos. Porque onde existe sofrimento humano, sempre cabem Cuidados Paliativos”, finaliza.