Ranking Universitário do jornal Folha de S. Paulo (RUF) considerou na avaliação as instituições públicas e privadas
Com 56 anos de atividades completados em 2025, a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) se manteve entre as 5 melhores instituições de ensino superior do estado, considerando o curso de medicina. É o que mostra o Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de S. Paulo. O levantamento divulgado em novembro considerou tanto as universidades públicas quanto privadas. Entre as particulares, a FEMPAR também se manteve entre as melhores do estado. O ranking é uma avaliação anual de todas as universidades ativas do país que usam dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, em cinco aspectos (pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação).
No âmbito nacional, a faculdade – que desde novembro de 2018 passou a ter como mantenedora o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) – obteve significativo avanço: está entre as 20 melhores faculdades do país, ocupando o 17º lugar (subida de 5 posições em relação ao RUF de 2024). Considerando as universidades privadas e públicas, a FEMPAR saltou 4 colocações, alcançando o 53º lugar entre todas as instituições de ensino superiores do Brasil.
O ranking da Folha mostrou também a evolução da Faculdade Evangélica Mackenzie no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A nota dos concluintes teve incremento de aproximadamente 40%. Para a diretora da FEMPAR, Dra. Carmen Marcondes Ribas, os resultados do RUF mostram o compromisso da instituição com a excelência e a qualidade do ensino. “Isso reflete o compromisso contínuo de nossa instituição com a excelência acadêmica, a inovação no ensino e a formação integral de nossos estudantes. O resultado reafirma a dedicação de nossos professores, pesquisadores, colaboradores e alunos, que diariamente contribuem para o fortalecimento de nossa missão educacional. Continuaremos investindo em qualidade, pesquisa, responsabilidade social e infraestrutura para oferecer uma formação cada vez mais relevante para a sociedade”, afirma.
Sobre o Ranking Universitário Folha (RUF)
Em sua 11ª edição, o Ranking Universitário Folha (RUF) classifica mais de 2.200 instituições de ensino superior, entre universidades, centros universitários e faculdades. Neste ano, foram avaliadas 204 universidades brasileiras, públicas e privadas, além das 40 carreiras com maior número de ingressantes no país. O ranking é feito por um conselho editorial com oito especialistas, todos com experiência em avaliação acadêmica.
Sobre a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná
Uma das instituições de ensino mais tradicionais do estado, a Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) completou 56 anos de fundação em 2025. Responsável por formar grandes profissionais da medicina, a instituição iniciou sua trajetória em 1969 ainda com o nome “Faculdade Evangélica do Paraná”. Em 20 de novembro de 2018, a instituição passou a ter como mantenedora o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), de São Paulo, passando então a se chamar Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).
Em 2023, a infraestrutura física da faculdade passou por ampla revitalização, com reformas nas salas de aula, inauguração do Biotério e do Ambulatório Docente Assistencial, além da manutenção dos laboratórios de ensino. O curso de medicina da instituição é reconhecido com nota máxima pelo MEC. A faculdade conta ainda com cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Instituição comunitária de educação superior (ICES) de natureza privada, confessional, filantrópica, de utilidade pública e de ação social, a FEMPAR é dedicada às ciências da vida e se caracteriza pela busca contínua de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão.
A instituição também possui duas importantes certificações, do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME-CFM), e da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), reafirmando seu compromisso com o exercício profissional ético e a formação de médicos competentes e adequados às necessidades do País.

