O valor virá do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Florianópolis pretende investir 84 milhões e 750 mil de dólares na área da educação. O total de 67 milhões e 800 mil dólares virá do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o restante, 16 milhões e 950 mil dólares, será contrapartida da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
O pedido de autorização do empréstimo realizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis já foi aprovado pela Câmara de Vereadores da Capital.
O principal objetivo é transformar a cidade a partir da educação, tendo como prioridade levar para a sociedade oportunidades que mudarão a vida de crianças e jovens. Com o investimento, a prefeitura realizará grandes reformas e ampliações em 28 unidades de ensino e a construção de 8 creches e 8 escolas.
Das escolas, cinco delas serão no padrão Escola do Futuro. Esse tipo de unidade educativa é de multilinguagem: Português, Inglês, Libras e linguagem digital/tecnológica. Além disso, serão oferecidos projetos no contraturno.
Destinação dos recursos
Serão disponibilizados recursos para instalação de diversos laboratórios, bem como para o aparelhamento das unidades e seus laboratórios.
O montante financeiro será aplicado também na formação continuada dos profissionais de educação, aquisição de equipamentos de realidade virtual e aumentada, e na remodelação das antigas salas informatizadas em espaços maker e robótica.
Outros recursos destinados para a modernização dos sistemas da Secretaria Municipal de Educação (informática, web, digitalização de documentos e procedimentos), atualização da proposta curricular do ensino fundamental e ainda criação de um núcleo de altas habilidades e superdotados.
Segunda fase do projeto
O Projeto de Expansão e Aperfeiçoamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em Florianópolis entra agora em sua 2ª fase, uma vez que o órgão internacional já é parceiro da Prefeitura na área da educação.
De acordo com a Secretaria de Educação do Município, essa segunda fase foi uma sugestão do próprio BID e isso teria sido resultado do sucesso do projeto na sua primeira fase.
O BID já aprovou internamente o empréstimo e o projeto já foi submetido também ao Ministério da Economia com aprovação na 160ª Reunião da Comissão de Financiamentos Externos – COFIEX.
Audiência Pública
Na última quinta-feira (1), foi realizada uma Audiência Pública no Auditório do Centro de Educação Continuada, no Centro de Florianópolis, para apresentar as primeiras cinco obras, que farão parte da 2ª fase do Projeto (contrapartida), que foram analisadas e aprovadas dentro das regras do Banco (BID).
Essas obras devem seguir critérios e políticas ambientais e sociais do próprio BID e critérios de sustentabilidade.
Fonte: G1