Instituição de ensino centenária, ICM é destaque na 25ª edição da feira Agroleite de Castro

Em um espaço de 200 m², stand do Instituto Cristão Mackenzie teve diversas ações incluindo distribuição de informativos, entrega de brindes e até exames oftalmológicos para detecção de retinoblastoma em crianças

Com 110 anos de atuação completados em 2025, o Instituto Cristão Mackenzie (ICM) foi um dos destaques na 25ª edição da Agroleite, uma das maiores feira do setor leiteiro do Brasil, realizada de 5 a 8 de agosto, em Castro (PR). Em um stand de 200 m², o tradicional colégio realizou diversas ativações, entre divulgação institucional, brincadeiras com entrega de brindes e até mesmo uma ação de saúde dos olhos, em parceria com o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) e Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR).

Os alunos da instituição tiveram papel de destaque no evento, participando do Programa Jovem Expositor, conduzindo animais do ICM em exposições e competições, além de representar o Curso Técnico em Agropecuária do Instituto – considerado como referência. No espaço “Mezanino do Amanhã”, os alunos da 1ª série participaram do Ideathon, programa promovido pelo Sebrae. Trata-se de uma iniciativa que promove um evento de curta duração focado na geração rápida de ideias inovadoras para resolver desafios reais, especialmente voltados ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. “Este espaço funcionou como uma maratona criativa que estimulou o pensamento empreendedor, a inovação e a colaboração. Neste sentido, nossos estudantes nos representaram da melhor forma, tendo uma presença bastante ativa”, afirma Jasper.

Ações no stand

Algumas ações no stand do ICM chamaram a atenção do público e trouxeram um bom número de visitantes ao espaço. Foram distribuídos panfletos informativos contando um pouco da história centenária do colégio, o que ele oferece e seus diferenciais de ensino. Os alunos presentes no espaço conduziram diversas brincadeiras com entrega de brindes, trazendo diversão a quem ali esteve. Além disso, foram coletados depoimentos de ex-alunos para a produção de um documentário institucional. Essas entrevistas foram conduzidas por alunos do ensino médio e do curso técnico, proporcionando experiência prática em comunicação e produção audiovisual.

Outro ponto de destaque no stand foi uma ação para a identificação de Retinoblastoma (tipo raro de câncer na retina) em crianças de 0 a 14 anos. Essa atividade ocorreu em parceria com o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) e Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), envolvendo professores e alunos da faculdade. O objetivo foi reforçar o compromisso social, integrando ensino, pesquisa e comunidade.

A diretora-geral do ICM, Mônica Jasper, classificou como positiva e “estratégica” a participação da instituição na Agroleite. “Sem dúvida, foi bastante positiva. Além de inúmeros contatos realizados com a comunidade e com pais interessados em que seus filhos ingressem no colégio, o Instituto Cristão Mackenzie estabeleceu uma série de contatos estratégicos, fortalecendo parcerias, consolidando a marca Mackenzie no Paraná e abrindo oportunidades para futuros projetos”, avalia.

Sobre o Instituto Cristão Mackenzie (ICM)

Com mais de um século de tradição, em 2023 o Colégio Instituto Cristão foi incorporado à rede de colégios do Instituto Presbiteriano Mackenzie, passando a se chamar Instituto Cristão Mackenzie (ICM). Oferece ensino médio com foco preparatório para o Enem, processos seletivos e vestibulares, utilizando o material didático do Sistema de Ensino Mackenzie (SME), adotado em mais de 500 colégios em todo o Brasil. Também é reconhecido por seu curso de técnico em Agropecuária, nas formas concomitante ou subsequente.

Localizado em Castro (PR), próximo a uma das principais bacias leiteiras do país, o colégio conta com área de 350 hectares e fazenda própria, onde os alunos aprendem agricultura, bovinocultura de corte e leite, suinocultura, fruticultura e zootecnia, conteúdos ministrados por profissionais que acompanham as áreas de tecnologia e inovação, agronegócios, cooperativismo e experimentação. A estrutura ainda possui alojamentos com acompanhamento pedagógico, em regime de semi-internato (segunda a sexta), masculino e feminino.

 

Artigos relacionados

Recentes